quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Comentário sobre a matéria O USO DA INTERNET NA ESCOLA

"...Se o computador começa na educação de forma asquerosa, como a máquina de ensinar, dentro de uma visão behaviorista, numa perspectiva tecnicista, hoje é usado com grande sucesso dentro de uma perspectiva construcionista: dando possibilidade ao aprendiz de conectar e construir conhecimento de forma criativa e autônoma, de acordo com sua vivência de mundo, sem barreiras, medos ou inseguranças".
Diante do ponto destacado da leitura do texto é possível perceber o equívoco do autor ao se referir à utilização desse recurso em sala de aula. Se os professores ainda não estão preparados para utilizarem desses recursos como serão capazes de desenvolver a autonomia e criatividade dos alunos? As barreiras e os medos são presentes pois não há orientação adequada para utilização da internet. Muitas vezes nem os próprios pais em suas casas sabem o que os filhos estão acessando nesse amplo mundo de conhecimentos. A matéria tratade uma realidade efetiva em outros países e que para o Brasil ainda é distante e árdua.
Não adianta termos computadores nas escolas se o fim dado à eles for apenas jogos - sala de bete papos entre outros. É preciso operacionalizar a internet nas escolas de modo efetivo!

Nenhum comentário: